• Marina de Almeida Barbosa

Plano de gestão racional da água.

Atualizado: 24 de Out de 2018


O território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta, são 200 mil microbacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas. Esse grande potencial hídrico é capaz de prover um volume por pessoa 19 vezes maior que mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


No entanto os recursos hídricos não são inesgotáveis; a água é um bem público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico e essencial a vida. O esgotamento dos recursos hídricos é uma realidade e o uso racional deve ser considerado uma prioridade ambiental e social.


A Lei das águas prevê que a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar o uso da água de forma descentralizada e participativa, e assegura a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras, com uma utilização racional e integrada dos recursos hídricos e a prevenção e defesa contra eventos como secas e enchentes.

A ONU estima que nos próximos 25 anos, dois em cada três habitantes do planeta vão enfrentar problemas no abastecimento de água limpa, os principais agentes desse problema são o crescimento populacional descontrolado, a poluição de rios e lagos, o desperdício da população, e as mudanças climáticas.


Muitos dos problemas vistos atualmente podem ser reduzidos se ocorrerem mudanças comportamentais e se a sociedade se comprometer a poupar água. Nesse intuito novas práticas de gestão ambiental para o consumo consciente e redução de desperdícios vem sendo utilizadas.

O plano de gestão racional da água alia práticas e tecnologias que mapeiam a utilização da água e assim proporcionam eficiência no consumo e redução de usos desnecessários.

Essa prática é muito interessante para as empresas, pois a gestão racional da água se torna um fator de competitividade, conquista de mercado e consciência ambiental.


Quer saber mais? Entre em contato com a gente, e vamos juntos proteger o nosso planeta!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental