• Marina de Almeida Barbosa

Mais plástico do que peixes nos oceanos em 2050?

Atualizado: 24 de Out de 2018


O Microplástico é uma partícula muito pequena de plástico (no máximo 5mm), que tem origem no uso ou descarte inadequado de itens que são feitos ou contém plástico. A quebra mecânica causada pela chuva, ventos e mar faz com que o plástico se desintegre, gerando pequeninas partículas plásticas, os microplásticos, que acabam se dispersando e poluindo o meio ambiente.


O microplástico é um dos principais poluentes dos oceanos, ele fica em suspensão ou se acumula na superfície da água; Estima-se que hajam 5,25 trilhões de microplásticos nos oceanos, que pesam juntos 269.000 toneladas. Esse material prejudica a vida marinha e consequentemente prejudica os humanos que consomem produtos direta ou indiretamente marinhos. Além disso, segundo pesquisas essas partículas têm a capacidade de absorver produtos tóxicos que estão nos oceanos como poluentes e metais pesados, aumentando muito mais os seus danos.

Segundo o Fórum Econômico Mundial (2016), se o consumo de plástico continuar a crescer no mesmo ritmo da atualidade os oceanos do planeta terão (em peso) mais plástico do que peixes em 2050.

A poluição por microplásticos é um problema de extrema gravidade, e você pode colaborar para a redução desse material no meio ambiente! Apoie a coleta seletiva na sua cidade, recicle e reutilize os produtos de plástico da sua casa e repense seus hábitos de consumo. Nossas ações de hoje moldam o amanhã, e asseguram o futuro do nosso planeta.


Ficou com dúvidas?

Entre em contato com a gente e vamos construir juntos um futuro sustentável!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental