• Marina de Almeida Barbosa

Independência do Brasil: Uma reflexão sobre escolhas e sustentabilidade

Atualizado: 24 de Out de 2018

Antes que o Brasil se tornasse o que é hoje, há 196 anos atrás, ele estava lutando pelo rompimento com Portugal. A independência do Brasil foi filha da situação de esgotamento das colônias e das ambições de autonomia inspiradas pela Independência dos EUA e pelos ideais do Iluminismo. E a cada dia esse mesmo quadro se repete; só que o esgotamento agora não é só da colônia, é de um planeta todo, que sente a todo momento a demanda de uma população que cresce cada vez mais.


Por mais que o conhecimento de que o planeta esteja sofrendo e de que uma abordagem de proteção seja necessária para a manutenção da nossa própria vida as medidas cabíveis aos cidadãos comuns geralmente acabam não saindo da intenção. Parece não fazer diferença a ação de uma pessoa consciente em um mar de acomodados. Mas faz! E faz muita diferença. Qualquer iniciativa a favor do meio ambiente seja ela redução de papel ou separação do lixo reciclável, conta muito. E além de ser importante no somatório dos esforços pró natureza ela também instiga e inspira outras. O que acaba aumentando essa corrente a favor do meio ambiente.


Independência diz respeito a se governar, a ser consciente. Diz respeito a ser analítico com cada escolha que se faz e ser conhecedor das consequências das mesmas. O que você não preserva hoje faz diferença, mesmo que seja só uma embalagem vazia jogada no rio. O que você gasta hoje faz diferença, mesmo que seja só mais um minuto em baixo do chuveiro, ou só mais um item no carrinho.


Independência tem a ver com não ficar esperando que alguém venha resolver os problemas que nós ocasionamos. Tem a ver com se colocar como agente da mudança no nosso próprio dia dia-a-dia.


Um país não é composto por um bloco unitário de pessoas, mas de uma grande soma de indivíduos que compõe o todo. Cada um com uma escolha. Cada um uma parte do todo. Cada um sendo responsável pela parte que lhe pertence. Para termos um país independente precisamos, em primeiro lugar, ser independentes.

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental