• Marina de Almeida Barbosa

Dia da Amazônia

Atualizado: 24 de Out de 2018


No dia 5 de setembro comemoramos o Dia da Amazônia, a maior reserva natural do planeta e uma das maiores riquezas da humanidade. Seu território abrange 6,9 milhões de Km², sendo 4.196.943 milhões de Km² pertencentes ao território brasileiro, desses somente 26% são território protegido.

Além do seu vasto território, esse bioma possui outros números imponentes.

Sua biodiversidade é considerada a maior do planeta, existem aproximadamente, 2.500 espécies de árvores e cerca de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul, sendo que muitas espécies ainda nem foram descobertas.

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes.


A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo, armazena bilhões de toneladas de carbono e possui grande importância na regulação climática global. Influencia diretamente nos regimes de chuva do Brasil e da América do Sul, devido a existência dos ‘rios voadores’ que são formados pela umidade gerada pela floresta Amazônica, e que levam essa umidade para outras partes do país e do continente sul-americano, garantindo a sobrevivência dos recursos hídricos de boa parte das bacias hidrográficas do Brasil.

O Dia da Amazônia surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse bioma e a data foi escolhida foi a da criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. Nesse dia o principal objetivo é conscientizar a população sobre o desmatamento e destruição dessa floresta e de como o desenvolvimento pode se dar de maneira sustentável, sem que seja necessária a destruição da nossa maior riqueza ambiental.

A Amazônia sofre constantemente com o desmatamento, devido principalmente avanço das plantações de soja e da pecuária, extração ilegal de madeira e mineração; esse desmatamento libera grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera, gases esses que são o combustível das mudanças climáticas. Essa exploração desenfreada pode destruir o bioma e causar sérias consequências, dado o papel fundamental desse bioma no equilíbrio ambiental do planeta.


Você também pode ajudar a proteger a nossa floresta! Certifique-se da origem sustentável dos produtos que você consome, e conscientize outras pessoas sobre a proteção da Amazônia.


Ficou com dúvida? Entre em contato com a gente e vamos juntos proteger essa grande riqueza natural!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental