• Marina de Almeida Barbosa

Dia da Árvore - 21 de Setembro

“Elas são bonitas em sua paz, elas são espertas no seu silêncio. Elas sobreviverão enquanto nós viraremos poeira. Elas nos ensinam e nós cuidamos delas.” Galeain ip Altiem MacDunelmor

As árvores têm um papel essencial para a manutenção da vida no planeta pois elas produzem parte do oxigênio que que os seres vivos respiram. Durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico, produzem matéria orgânica e liberam oxigênio e água para o meio ambiente.

São também matéria prima para diversos insumos, como cosméticos e produtos farmacêuticos; podemos citar como exemplos a salicina que é a base da aspirina, produzida a partir da casca do Salgueiro e o Teixo do Pacífico utilizado no tratamento de câncer de ovário, entre muitos outros.

As árvores também amenizam a temperatura do ar nas cidades e filtram as partículas finas de poluição, suas copas são abrigos para insetos e pássaros. Estudos recentes indicam ainda que áreas arborizadas nas cidades podem ajudar a reduzir a obesidade a depressão e o stress, aumentam a produtividade e o bem-estar e diminuem a incidência de asma e doenças cardíacas nos habitantes da região.


“Se você está pensando um ano a frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos a frente, plante uma árvore.” Poeta Chinês, 500 AC

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental