• Marina de Almeida Barbosa

Destino Equilibre: Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza situado na Serra da Mantiqueira. Foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, sendo criado em 1937. Abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. O PNI faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, além de estar classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.


O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda. A região recebeu esse nome devido ao seu relevo acidentado, com altitudes que variam de 600 na parte baixa a 2.791 m. no seu ponto mais alto, o Pico das Agulhas Negras. No parque também estão localizadas nascentes de rios que abastecem 12 importantes bacias hidrográficas, dentre elas a do rio Grande e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.


O parque é separado nas partes alta e baixa. Na parte alta, região do Planalto do Itatiaia, encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar, nessa região são encontradas as várias nascentes de rios pertencentes ao parque. Já na parte baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos, além da vegetação exuberante e dos generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho.


A diferença de altitude de seu relevo e o microclima variado proporciona diversidade de espécies tanto na fauna quanto na flora. São aproximadamente 5.000 espécies de insetos, 384 de aves e 50 de mamíferos, além dos inúmeros répteis e anfíbios, muitas delas endêmicas ou ameaçadas. Na encosta voltada para o Vale do Paraíba, predomina a Mata Atlântica e encontra-se nas espécies de plantas como bromélias e orquídeas um alto índice de endemismos. Das espécies faunísticas encontradas no parque destacam-se a paca, o quati, o beija-flor, os tucanos-de-bico-verde e os guachos. No parque também são encontrados animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda. O PNI também é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do “birdwatching” (observação de aves). Atualmente 384 espécies são relatadas, sendo 51 consideradas endêmicas.

A área do Parque pode ser visitada todos os dias do ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. O horário de funcionamento da parte baixa é das 08h00 às 17h00, sendo que nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16h00. Na parte alta o horário de funcionamento é das 07h00 às 17h00. É importante estar atento às condições meteorológicas do dia da visita, pois em caso de chuva as cachoeiras podem ser interditadas visando a segurança dos visitantes.

Os Parques Nacionais, como o PNI, foram criados para preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e facilitar atividades de pesquisas, educação ambiental além do turismo ecológico. A “ilha de conservação” da biodiversidade do Itatiaia, embora tenha sido muito estudada, ainda revela surpresas como as descobertas de novas espécies.

Visite o PNI, guardião de grandes riquezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, região dos trópicos onde já foram relatadas até nevascas nas partes altas. Conheça um dos raros redutos onde se pode conhecer a mata atlântica como ela era no seu apogeu e incentive a sua preservação.


E lembre-se, ao visitar uma reserva natural leve seu lixo com você, não entre em áreas interditadas ou perigosas e não leve mais nada com você além de deliciosas lembranças. E se tirar alguma foto marque o nosso Instagram @equilibre_ambiental e use as hashtags #destinoequilibre e #clickequilibre.


Conheça, Valorize, Preserve! E vamos juntos construir um futuro melhor para o meio ambiente.

Para saber mais: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/


As imagens foram retiradas do https://adamutrekking.wordpress.com/2014/02/15/parque-nacional-de-itatiaia/

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental