• Marina de Almeida Barbosa

Destino Equilibre: Parque de Nova Baden

O Parque Estadual Nova Baden (PENB) foi criado em 27 de setembro de 1994 através do Decreto nº 36.069 e está localizado no município de Lambari na região sul de Minas Gerais, conhecida como Circuito das Águas, região de inúmeras nascentes de águas minerais que abastece importantes cursos d’água do Alto Rio Grande. O parque possui uma área de 214,47 hectares e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e está aberto à visitação para ecoturismo e educação ambiental.


O nome do Parque é uma referência a Américo Werneck, engenheiro civil, escritor e jornalista que se instalou-se na região em 1889 e notando similaridade do local com a província de Baden-Baden na Alemanha batizou-o de Nova Baden. Américo Werneck era fruticultor e pioneiro nas questões ambientais, desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais e foi autor dos projetos do Cassino, do Farol e do Parque Novo em Lambari. Mais tarde desgostoso com a política local, partiu e nunca mais retornou para reaver suas terras. Assim o estado se apropriou da fazenda e em 1974 e a transformou na área de proteção ambiental que hoje é o PENB.


O parque possui boa infraestrutura e conta com um Centro de Visitantes que era o casarão sede da Fazenda de Américo Werneck, auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e posto para a Polícia de Meio Ambiente. O PENB também conta com 3 trilhas bem demarcadas, a Trilha dos Palmitos , a Trilha dos Troncos e a Trilha das Sete Quedas, que leva a cachoeira que dá nome à trilha, e possui área para banho.


O PENB possui remanescentes florestais da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo e apresenta grande biodiversidade de fauna e flora. As árvores mais altas chegam a 25 metros de altura, sendo que alguns exemplares alcançam os 35 metros. Estudos realizados no PENB elencaram 78 espécies de aves, 22 espécies de mamíferos além de várias espécies de anfíbios e répteis. Algumas espécies encontradas no parque figuram na lista de animais ameaçados de extinção, como o primata bugio, o sagui-caveirinha, a jaguatirica, a lontra e o tatu-canastra.


As unidades de conservação, como o PENB foram criadas para preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, facilitar atividades de pesquisas, educação ambiental e turismo ecológico. Além de garantir que as próximas gerações tenham acesso a essa grande riqueza natural e conheçam um pouco do que foi a Mata Atlântica.


Quer ajudar o meio ambiente? Conheça, Valorize, Preserve!


E lembre-se, ao visitar uma reserva natural leve seu lixo com você, não entre em áreas interditadas ou perigosas e não leve mais nada com você além de deliciosas lembranças. Se tirar alguma foto não esqueça de marcar o nosso Instagram @equilibre_ambiental e usar as hashtags #destinoequilibre , #clickequilibre e #cliqueequilibre


Para saber mais: O Parque funciona de terça a domingo das 7:00 h às 17:00 h e é permitido levar lanche, pois não existe lanchonete na área. Para mais informações entre em contato com penovabaden@meioambiente.mg.gov.br - Tel: (35) 3229 1978.


Fotos retiradas de http://www.conhecaminas.com/2016/03/cachoeira-das-sete-quedas-em-lambari.html

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental