• Marina de Almeida Barbosa

Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí

O Rio Sapucaí nasce na Serra da Mantiqueira a 1650 m de altitude na cidade de Campos do Jordão – SP e deságua no Lago de Furnas a 780 m de atitude, sendo parte da bacia do rio Grande. No seu curso atravessa 343 km entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

O nome do rio Sapucaí foi dado pelos índios e significa rio das sapucaias, rio que canta, devido ao barulho que faziam as abundantes lecitidáceas quando ventava. Ele é dividido em 3 trechos: Alto Sapucaí, de Campos do Jordão a Wenceslau Braz; Médio Sapucaí, de Wenceslau Braz a Pouso Alegre e Baixo Sapucaí, que abrange do Rio Sapucaí Mirim até a Represa de Furnas.


O Rio Sapucaí é o grande rio de Itajubá e divide a cidade ao meio, foi relevante no progresso e na vida da cidade, sobretudo no passado e hoje é um patrimônio da sociedade Itajubense. No entanto o Rio Sapucaí enfrenta problemas como a ocupação humana sem planejamento; o lançamento de efluentes domésticos e industriais e o descarte inadequado de lixo no rio e nas suas margens. Esses fatores, entre outros afetam diretamente a qualidade da água do rio e a sobrevivência dos animais que vivem nele e no seu entorno.


Você é de Itajubá ou mora numa cidade banhada pelo Rio Sapucaí? Seja um amigo do nosso rio!


Incentive a proteção das águas e preservação da mata ciliar, não jogue lixo nas suas encostas e procure sempre a entidade responsável pelo planejamento urbano antes de construir. Proteger o Rio Sapucaí é proteger o meio ambiente!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental