• Marina de Almeida Barbosa

AQUECIMENTO GLOBAL E CERVEJA


A cerveja é uma bebida extremamente popular. É a terceira bebida mais consumida no mundo perdendo somente para água e café, e é a primeira no ranking das bebidas alcoólicas, possuindo uma produção anual de inacreditáveis 182 bilhões de litros. A cerveja fez parte de muitos momentos da humanidade e faz parte da identidade cultural de muitos povos. Seu consumo está relacionado ao prazer, às reuniões familiares, festas e comemorações.


Mas, o que o aquecimento global tem a ver com cerveja?

O Aquecimento global é um processo de aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera causado pela contínua emissão de gases do efeito estufa de origem antrópica no meio ambiente. Esse fenômeno causa uma série de consequências para o planeta e para a vida humana. Num cenário de aquecimento global a agricultura e a produção de alimentos são diretamente afetadas. Incluindo a produção de cevada, o principal ingrediente da cerveja.


Um estudo feito por cientistas de diversas instituições* e publicado na revista Nature Plants estimou que num cenário de aquecimento global com os níveis atuais de queima de combustíveis fósseis a perda de produtividade nas colheitas de cevada pode chegar a 17%. O que deve fazer o preço da cerveja aumentar de duas a três vezes em alguns países. O estudo ainda indica que nessas condições o fornecimento de cerveja em todo o mundo deve cair cerca de 16%. (O equivalente ao consumo total de cerveja nos EUA).


O aquecimento global pode parecer um problema distante, mas seus efeitos já estão sendo sentidos no tempo atual, do campo as cidades. Você pode não perceber o aumento do nível da água do mar, mas a influência do aquecimento global já está chegando a sua mesa e cobrando o seu preço.


Para evitar piores cenários de aquecimento global precisamos mudar nossos hábitos visando a diminuição da produção de gases de efeito estufa. Atitudes simples como usar o transporte coletivo, participar de grupos de carona ou utilizar a bicicleta como meio de transporte podem ajudar o nosso planeta, e de quebra salvaguardar o futuro da tão querida cerveja.


* Universidade da Califórnia, da Universidade de Pequim, Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, Centro Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e Universidade de East Anglia.

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental