• Marina de Almeida Barbosa

Aquecimento global ameaça a floresta Amazônica

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo e concentra grandes riquezas naturais além de enorme biodiversidade. Mas apesar de sua importância para o planeta ela está sendo ameaçada. Estudos recentes mostram que o aquecimento global está mudando a floresta amazônica. As mudanças climáticas, que são causadas pelo aquecimento global, estão alterando a composição das espécies de árvores da floresta amazônica e o bioma não tem conseguido se adaptar a essa mudança.


O aumento da temperatura e dos níveis de dióxido de carbono e os episódios de secas mais intensas têm afetado o crescimento e a mortalidade das árvores da floresta amazônica. Árvores mais vulneráveis estão morrendo mais e as mais resistentes a variação climática estão tomando o lugar delas de forma lenta. A longo prazo isso causará uma mudança no funcionamento da floresta o que pode fazer com que no futuro a floresta seja mais parecida com uma floresta degradada e perca funções importantes como o armazenamento de carbono.

Além disso as espécies mais vulneráveis que seriam mais atingidas são também as mais restritas e as que correm mais risco de extinção o que consequentemente faz com que a biodiversidade fique ameaçada.

A principal causa do aquecimento global é a contínua emissão de gases de efeito estufa pelo homem, por isso, a principal medida de combate ao aquecimento global e a preservação da floresta amazônica é a diminuição dos níveis de produção desses gases.

Com medidas simples podemos colaborar para a diminuição dos gases do efeito estufa e fazer nossa parte para proteger o planeta e a floresta amazônica. Algumas formas são reduzir ou não utilizar transporte próprio optando por alternativas mais ecológicas como a bicicleta, utilizar transporte público ou grupos de carona e preferir produtos de origem local. Todos podem colaborar e juntos podemos preservar a floresta amazônica e sua biodiversidade.


Equilibre Ambiental – Conheça, valorize, preserve!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental