• Marina de Almeida Barbosa

4 de Outubro - Dia da Natureza

Atualizado: 24 de Out de 2018

O dia de hoje é dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Natureza é tudo aquilo que é natural, que não foi produzido pelo ser humano, como a terra, a água, as árvores, etc. Essa data foi criada por ecologistas no ano 1931, devido a celebração em homenagem a São Francisco de Assis, um frade católico que era apaixonado pela natureza.


A natureza tem sido vítima constante dos excessos e intransigências da sociedade; a desenfreada exploração dos recursos naturais, o desmatamento, o acúmulo de lixo, a poluição do ar, solo e águas; esses e muitos outros processos causam a degradação do meio ambiente e põe em risco a nossa própria sobrevivência.

Segundo o World Wide Fund for Nature (WWF) o planeta não é capaz de absorver os resíduos que estamos gerando e nem de suportar nossa capacidade de consumo, na velocidade que estamos produzindo. Os recursos naturais são finitos e se não mudarmos radicalmente nossos hábitos eles não vão demorar para acabar.

Em tempos de eleições é comum que façamos uma análise dos cenários que constituem nossa realidade e críticas sobre a insuficiência das políticas públicas. No entanto devemos avaliar também nossos atos e contribuições para a preservação da natureza.


Devemos propor e cobrar mudanças nos governos no que concerne ao meio ambiente, mas também devemos avaliar e mudar nossos hábitos de consumo e nosso comportamento em relação ao meio ambiente. A preservação é uma causa pela qual nós devemos lutar juntos e todos os dias.

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental