• Marina de Almeida Barbosa

Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira

Atualizado: 22 de Fev de 2019

Você sabia que a 8ª área protegida mais 'insubstituível' da Terra está na nossa região? Venha saber um pouco mais sobre a Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira!


A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada pelo Decreto Federal nº 91.304/1985, ela possui 434.108 ha e abrange os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaiana de Minas, Delfim Moreira, Itanhandu, ltamonte, Liberdade, Marmelópolis, Passa Quatro, Passa Vinte, Piranguçu, Pouso Alto, Virgínia e Wenceslau Brás, no Estado de Minas Gerais; Campos do Jordão, Cruzeiro, Lavrinha, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, Guaratinguetá, São Bento do Sapucaí e Queluz, no Estado de São Paulo, além dos municípios de Resende e Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro.


A APA da Serra da Mantiqueira foi criada para “garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional e tem por objetivo proteger e preservar:

  1. Parte de uma das maiores cadeias montanhosas do sudeste brasileiro; a flora endêmica e andina;

  2. Os remanescentes dos bosques de araucária;

  3. A continuidade da cobertura vegetal do espigão central e das manchas de vegetação primitiva;

  4. A vida selvagem, principalmente as espécies ameaçadas de extinção.” (BRASIL, 1985)

A Serra da Mantiqueira é uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas da região sudeste e tem extrema importância ecológica. Ela integra o bioma Mata Atlântica com campos, florestas e a mata de araucária, que está restrita a esse local. Entre os animais característicos da serra da Mantiqueira estão o lobo-guará, a onça parda, jaguatirica e o primata bugio.

Essa região também é conhecida pela prática de alpinismo e pelo prestigiado turismo, propiciado pelas temperaturas amenas. No ano de 2013 foi eleita a 8ª área protegida mais 'insubstituível' da Terra no ranking da revista Science que foi elaborado pela International Union for Conservation of Nature.


No Brasil um dos maiores problemas relativos às unidades de conservação de uso sustentável são as atividades de expansão agrícola e da pecuária, que podem causar danos importantes aos recursos naturais da área. O que define quais atividades podem ser feitas na APA é o plano de manejo. Essa ferramenta define os princípios para uso sustentável dos recursos naturais e as atividades que podem ser realizadas nas adjacências dessa área. A fim de garantir a conservação do conjunto paisagístico e cultural da unidade de conservação.

O plano de manejo da APA da Serra Mantiqueira foi aprovado no dia 14 de março deste ano, no Sindicato Rural de Pindamonhangaba, esse plano foi elaborado com a cooperação de especialistas e produtores rurais que residem na APA.

A APA da Serra da Mantiqueira protege o meio ambiente e garante que as próximas gerações tenham acesso a essa grande riqueza natural.


Quer ajudar o meio ambiente e não sabe como?Venha conversar com a gente!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental