• Marina de Almeida Barbosa

Água para o Desenvolvimento Sustentável


Década Internacional para a Ação 2018 - 2028


A ONU (Organização das Nações Unidas) propôs a década de 2018 a 2028 como a década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta surgiu a partir das demandas crescentes sobre a água em todo mundo, como a falta d’água e a poluição dos corpos hídricos e tem o intuito de chamar a atenção para a importância dos recursos hídricos e os desafios para a disponibilidade de água.


O planeta Terra possui 97% de água salgada, que é encontrada nos mares e oceanos, 2% de água doce armazenadas nas geleiras e 1% de água doce, disponível nos corpos hídricos. Contamos com 1% de toda água para a sobrevivência da população mundial. Além da água ser um recurso essencial para a vida, ela também é necessária na produção de alimentos, produtos, no saneamento básico, para o lazer, entre diversas outras funções.


Segundo dados da ONU mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e mais de 4,5 bilhões não tem acesso a serviços de saneamento básico. Além disso, até 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país onde a falta de água potável será crônica ou recorrente. Atualmente 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo (metade da população mundial) vive em áreas com escassez de água em pelo menos um mês por ano, e esse número pode aumentar para mais de 5 bilhões até 2050.


O aumento da população e o consequente aumento do consumo e as mudanças climáticas são os principais responsáveis pela indisponibilidade de água. Mas a mentalidade de que a água é um recurso garantido e infinito também possui grande parte no problema. É preciso reconhecer que água não é mais uma garantia perpétua para entender seu valor e tomar atitudes que visem a sua proteção.


Algumas soluções de grande escala que podem ser adotadas para proteger a água são o plantio de novas florestas a restauração de zonas úmidas e a proteção de corpos d’agua. Mas as ações em prol da água não envolvem somente macro ações que estão geralmente na alçada governamental; iniciativas comunitárias e pessoais são extremamente importantes e devem ser amplamente divulgadas e incentivadas.


Reutilizar a água da chuva, tomar banhos rápidos, fechar a torneira quando não se está usando, regular válvulas para diminuir a vazão e dispensar o uso de mangueiras para limpeza são medidas facilmente integráveis no dia a dia e que fazem muita diferença na luta para a proteção dos recursos hídricos.


É preciso proteger a água para preservar vida hoje e para garantir a sobrevivência das próximas gerações! A Equilibre abraça a campanha da Década Internacional para a Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028” e convida você também para lutar por essa causa.


Vamos juntos cuidar da nossa água!

Equilibre Ambiental – Conheça, valorize, preserve!

Rua Prefeito Tigre Maia, 18, sala 202

Bairro Centro, Itajubá, MG, 37500-019

(35) 3622 2837

(35) 9 8879 7816

©2018 por Equilibre Ambiental