POR QUE A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS QUENTE?

Invernos mais quentes, ondas de calor e frio fora de época… O clima anda bem diferente de como era a 20 anos atrás, não é mesmo? 

Nas últimas quatro décadas, houve um aumento de pelo menos 1 grau nas temperaturas médias mínimas e segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), as temperaturas médias globais subirão de 1,5°C a 4,5°C nos próximos cem anos.

Isso acontece devido a combinação de dois fatores; a maior emissão de gases do efeito estufa, devido principalmente a queima de combustíveis fósseis, e a diminuição das florestas e da cobertura vegetal no planeta. 

Ainda segundo o IPCC, as mudanças climáticas vão causar modificações consideráveis na distribuição das plantações, e nos cultivos de muitas regiões, como por exemplo o café, que precisa de áreas mais frias para seu desenvolvimento.

Para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e os efeitos do aquecimento global devemos diminuir o desmatamento, investir na conservação e no reflorestamento de áreas naturais, incentivar o uso de energias limpas, entre diversas outras ações. O futuro das próximas gerações depende das nossas atitudes para com o meio ambiente hoje!

Para saber mais, visite: http://www.ipcc.ch/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima